terça-feira, 17 de março de 2015

Usando o Slim no GAE


Então eu estava pensando aqui em uma maneira de começar a implementar um projetinho de testes, e vou unir 2 coisas  que tenho usado muito ultimamente: o Slim e o GAE.

Todo mundo deve conhecer o Google App Engine, então não vou explicar nada da ferramenta, se você queiser tirar alguma dúvida, acessa a documentaçnao https://cloud.google.com/appengine/docs que com certeza vai esclarecer muito mais do que eu poderia aqui no blog, sem contar que não é este o nosso objetivo.


Configurando o ambiente

Antes de mais nada eu criei uma aplicação no GAE, e você pode acessar ela através do link: http://myslimerp.appspot.com/, eu pretendo utilizar esta app de exemplo pra todos os testes e demonstrações aqui do blog tá...

1 - Vamos colocar o slim framework na nossa aplicação (vou usar o composer pq é bem mais fácil né :), se você ainda não usa composer, segue ai como instalar ó o link é de ambiente mac, que é o que eu uso, mas pra windows não deve ser muito diferente ).  Então logo após eu ter clonado minha app do GAE, eu ja usei o composer no diretório da minha app pra instalar nosso amigão.


composer require slim/slim


2 - Agora vamos configurar nosso app.yaml, para definir o index.php como o nosso handler padrão.

application: id-da-sua-aplicacao-aqui
version: 1
runtime: php
api_version: 1

handlers:
# ...
- url: /.*
  script: public_html/index.php



3 - Bora criar nosso index.php, e já criar nossa primeira rota pra receber as requisições:
<?php
require 'vendor/autoload.php';

$app = new \Slim\Slim();

// Google App Engine não define a $_SERVER['PATH_INFO']
$app->environment['PATH_INFO'] = $_SERVER['REQUEST_URI'];

$app->get('/', function () {
    echo "Uhuuu o Slim esta vivo !!!";
});

$app->run();

Prontinho, nosso slim já esta rodando no GAE.
Agora já podemos começar a codar nossa aplicação utilizando o GAE, que ótimo né :)...

Até a próxima, e fico ai no aguardo por sugestões de temas para os próximos posts. Ah! e eu não esqueci da série sobre os protocolos HTTP que havia prometido nos posts anteriores. Vou dar continuidade neles sim.

Abraços
Jonas Thomaz de Faria Web Developer

Trabalhando com TI a muitos anos, atualmente apaixonado pelo slim framework e por Dark Souls 2 =D.

Nenhum comentário:

Postar um comentário